Notícias

25/05/2018 10:00

Ciclo de filmes promove interação com público infantojuvenil

.
A animação brasileira "Garoto Cósmico" é uma das atrações da Mostra (Foto: Divulgação)

Espetáculos de teatro, dança, circo, bate-papos e debates. A Mostra ''Artística Petiz'' não poderia deixar o audiovisual de fora.  Para isso, a Sala Walter da Silveira abre suas portas para um ciclo de curtas-metragens e do longa de animação brasileiro, "Garoto Cósmico". As exibições vão ter entrada franca e movimentam o cinema cult dos Barris nos dias 29 e 30 de maio. O ciclo é resultado de uma parceria entre o Petiz - Festival de Arte para Infância e Juventude - e  a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria Audiovisual (DIMAS).

Estímulo audiovisual

Com o desejo de estimular o lado lúdico e criativo das crianças, é a primeira vez que o Festival Petiz conta com o audiovisual na sua programação. Com 13 filmes escolhidos, os ciclos de filmes com temática infantil têm classificação etária até 12 anos. Através do programa de formação de público, o evento conta com a presença das escolas públicas e particulares inscritas no programa de mediação do Petiz.
 
Rute Mascarenhas, responsável pela curadoria da mostra, ressalta a importância da atividade. ''É preciso pensar ações para infância. Conversamos muito sobre políticas públicas e estas tem a necessidade de dialogar com esse público infantil. As crianças são as maiores consumidoras do audiovisual'',  afirma a curadora do ciclo.
 
Na programação,  o destaque fica por conta de uma reprise muito especial de algumas atrações da ''Mostrinha Itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba'' - ação audiovisual que foi desenvolvida em abril de 2018 no Complexo Cultural dos Barris - e conta com curtas-metragens produzidos e realizados em países africanos de língua portuguesa.

Fique por dentro da programação

29/05
15h
Garoto Cósmico - Uma Aventura que gira Mundos (SP, 2007)
Direção: Alê Abreu
Duração: 77 minutos.
Gênero: Aventura, Animação

Sinopse - Cósmico (Aleph Naldi), Luna (Bianca Rayen) e Maninho (Mateus Duarte) vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.
 

30/05 
08h30
Programação 01
Mãe D'Água (BA, 2014)
Direção: Lamonier Angelo
Duração: 12 minutos.
Gênero: Animação, Suspense.

Sinopse - Chico, uma criança de sete anos de idade, se depara com um problema perturbador: Seu avô foi hipnotizado pela Mãe D'Água e levado para seu mundo desconhecido, de onde ninguém jamais voltou. Sozinho, e com sua vida transformada drasticamente, o que ele fará?


Maré Capoeira (RJ, 2005)
Direção: Paola Leblanc
Duração: 16 minutos.
Gênero: Ficção e Documentário.

Sinopse - Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, para dar continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para conta uma pequena história de amor e de guerra.

 
Procura-se (DF, 2010)
Direção: Iberê Carvalho
Duração: 15 minutos.
Gênero: Ficção

Sinopse - Camile fará de tudo para encontrar seu cachorro perdido. O que ela não sabe é que essa será a maior aventura de sua vida.


Mitos do Mundo: Como surgiu a noite? (RJ, 2005)
Direção: Andrés Lieban
Duração: 11 minutos.
Gênero: Animação

Sinopse - Baseado em um mito de criação dos índios brasileiros, esta animação nos leva à idade dos sonhos, onde os objetos tinham vida e onde a noite vivia aprisionada em um coco que pertence à Cobra Grande - uma terrível feiticeira.


Isabel e o Cachorro Flautista (SP, 2004)
Direção: Christian Saghaard
Duração: 14 minutos.
Gênero: Animação

Sinopse - Isabel mora na praia e tem uma ligação especial com o mar. No dia da festa de Iemanjá, um cachorro pega a flauta de Isabel e foge, mergulhando no mar. Isabel mergulha atrás dele, e a aventura continua até os dois chegarem numa cidade submersa: São Paulo.

 

30/05 
10h

Programação 02
Mostrinha Itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba

A pegada de todos os tempos (Guiné-Bissau)
Direção: Flora Gomes
Duração: 5 minutos.
Gênero: Ficção


Os Pestinhas e os Ladrões de Brinquedos (Moçambique)
Direção: Nildo Essá
Duração: 13 minutos.
Gênero: Animação

 
Nana & Nilo e os animais (RJ, Brasil)
Direção: Sandro Lopes
Duração: 22 minutos.
Gênero: Animação


A piscina de Caíque (GO, Brasil)
Direção: Raphael Gustavo da Silva
Duração: 15 minutos.
Gênero: Ficção
 

A Câmera de João (GO, Brasil)
Direção: Tothi Cardoso
Duração: 21 minutos.
Gênero: Drama


Phatyma (Moçambique)
Direção: Luiz Chaves
Duração: 10 minutos.
Gênero: Ficção


Òrun Àiyé - A criação do mundo (BA, Brasil)
Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria
Duração: 12 minutos.
Gênero: Animação

 
Serviço
Mostra Audiovisual do Petiz.

Quando
Dias 29 e 30 de maio de 2018. Nas sessões das 15h. Entrada Franca

Onde
Sala Walter da Silveira - Rua General Labatut, nº 27, Subsolo da Biblioteca Pública dos Barris (Fone: 71 3116-8100).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.