Notícias

04/05/2018 10:00

Mostra de Cinema Europeu reúne filmes de 14 países

Sangue
"Sangue nas Águas": filme húngaro ambientado nas Olimpíadas de 1956 é uma das raridades da Mostra

A democracia é o tema que une os filmes dos 14 países integrantes da Mostra de Cinema Europeu. O evento movimenta a Sala Walter da Silveira, entre os dias 10 e 17 de maio, e conta com apoio da Fundação Cultural da Bahia, através da Diretoria de Audiovisual (DIMAS). O panorama oferecido pelo ciclo permite ao público baiano ter uma ampla visão do audiovisual atualmente produzido na Europa. Todas as sessões são gratuitas.

Na programação, organizada pela EUNIC Salvador (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia),  constam obras, realizadas entre 2003 e 2017, inclusive de cinematografias pouco difundidas no Brasil, caso dos filmes oriundos do Chipre, Áustria, Hungria, Eslovênia, Dinamarca e República Tcheca.

Valores democráticos e respeito aos direitos fundamentais

Alberto Gonzalo Gáscon, diretor do Instituto Cervantes de Salvador, reforça essa ideia. ''O ciclo tem o intuito de mostrar filmes que não costumam chegar às telas dos cinemas comerciais, com uma temática comum e, ao mesmo tempo, reforçar o compromisso geral na defesa da convivência democrática e o respeito aos direitos fundamentais'', contextualiza.


Abertura

A mostra começa no dia 10/05, às 19h, com a projeção da produção espanhola ''23.F - O filme'', dirigido por Chema de la Peña, que conta a história do golpe militar que a jovem democracia espanhola sofreu em 1981, quando a nova constituição apenas tinha três anos de vida e o novo sistema de liberdades estava nascendo no pais, depois de quase 40 anos de ditadura.


Serviço
Mostra de Cinema Europeu, de 10 a 17 de maio, com sessões gratuitas.
Apoio: Fundação Cultural da Bahia (Funceb), através da sua Diretoria Audiovisual (Dimas)
Onde
Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8124)

Confira a Programação

Dia 10/05

19h
23 F. O Filme (23-F. La película, Espanha, 2011)
Direção:
Chema de la Peña
Duração: 105 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - O fracassado golpe de estado de 23 de fevereiro de 1981, que começou com a apreensão do Congresso dos Deputados e terminou com a libertação dos parlamentares, colocou a democracia espanhola em grande risco. Enquanto Tejero e seus homens mantinham os deputados como reféns, o Rei, de seu escritório, tentou conter o exército e organizar as forças civis. ''23F'' é a história de três golpes: o de Milans, o de Armada e o de Tejero. O golpe falha quando Tejero começa a entender que foi usado.



Dia 11/05

15h

O Bockerer IV - Primavera de praga (Der Bockerer IV-Prager Frühling, Áustria, 2003)
Direção:
Franz Antel
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse - Em 1968, Bockerer decidiu, depois de muitas tentativas, casar-se com sua empregada viúva de longa data, Anna. Gustl, a quem ele tomou como filho após a guerra, abrirá um açougue na cidade tcheca de Kostelec e convidará os Bockerers para fazer sua lua de mel. A ''Primavera de Praga'' na época do comunismo marca a trajetória da família. Mas quando as tropas Soviéticas tomam posse do País, há apenas o caminho de volta para casa dos Bockerers. Porém, antes disso, Gustl tem que ser libertado da prisão.

18h
O Atirador (Skytten, Dinamarca, 2013)
Direção:
Annette K. Olesen
Duração: 89 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - ''O atirador'' é um filme de viés político. Nas trama, Copenhague se encontra sitiada por um atirador inteligente e determinado. O novo governo dinamarquês, contrariamente às suas promessas eleitorais, anuncia extração de petróleo na Groenlândia. Isso gera uma violenta reação pública frente aos novos planos que prejudicam o meio ambiente. O pesadelo da democracia se transforma em uma realidade assustadora - e agora um atirador está em liberdade nas ruas da capital dinamarquesa.

Dia 12/05

15h
Vincennes, A universidade perdida (Vincennes, l'université perdue, França, 2016)
Direção:
Virginie Linhart
Duração: 120 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - Aberta a todos, a universidade de Vincennes, criada no outono de 1968 e destruída em 1980, encarnava a possibilidade de outro sistema de ensino. Entre nostalgia e reflexão, este documentário homenageia uma historia esquecida.

18h
Se não nós, quem? (Wer, wenn nicht wir, Alemanha, 2010/2011)
Direção:
Andres Veiel
Duração: 124 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - No início dos anos 60, em meio à atmosfera da Alemanha Oriental, Bernward (August Diehl) conhece e se apaixona pela colega de universidade Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis). Filhos de pais com papeis importantes no governo Hitler, o casal, ativista político, abre uma pequena editora, causando polêmica logo no primeiro trabalho, quando dá continuidade a algo começado pelo pai de Bernward, um famoso autor nazista. Contrários ao conformismo da sociedade alemã, os jovens unem forças com escritores e demais ativistas, fazendo parte do movimento que tomou proporções globais: ''Se não nós, quem, se não agora, quando?''


Dia 13/05

15h
Sangue nas Águas (Szabadság, szerelem, Hungria, 2006)
Direção:
Krisztina Goda
Duração: 121 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse - Uma nação cujo sonho de liberdade foi devastado, encontra seu rival em um campo de batalha diferente, neste filme inspirado em uma história real. ''Sangue nas Águas'' celebra a heroica revolução húngara de 1956 que se passa em Budapeste e nos Jogos Olímpicos de Melbourne em outubro e novembro desse ano. Enquanto tanques soviéticos arrasavam seu país a equipe húngara de pólo aquático vencia os soviéticos na disputa pelo ouro olímpico mais violenta da história.

18h
A Máfia Mata Só no Verão (La mafia uccide solo d'estate, Itália, 2013)
Direção:
Pif (Pierfrancesco Diliberto)
Duração: 85 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Ambientado na Sicília contemporânea, o filme é o conto tragicômico da vida de Arturo, que desde jovem cruza o caminho da máfia. Ele é uma criança particularmente sensível às peculiaridades que ocorrem diariamente na sua cidade e sofre o mesmo destino de todos os jovens jornalistas e ativistas que enfrentaram a verdade de frente e que muitas vezes tornam-se vítimas da máfia. A partir da vida pessoal do protagonista e de sua banal historia de amor, o filme  mostra a organização criminosa não apenas como uma entidade marginal da sociedade do sul da Itália, mas como um organismo que se infiltra em todos os aspectos da vida dos habitantes desta região e na cultura coletiva.


Dia 14/05

15h
Vox Populi (Vox populi, Países Baixos, 2008)
Direção:
Eddy Terstall
Duração: 84 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - Jos Fransen é um político veterano que enfrenta uma crise de meia-idade. Ele é o líder do partido de esquerda Rood-Groen, mas ultimamente o partido não está indo bem nas pesquisas. Sua filha Zoë começa a namorar com o policial militar Sjef. O pai de Sjef, Nico, é um autêntico vendedor de carros de Amsterdam que odeia políticos. Através dos olhos de Sjef e Nico, Jos está começando a perceber como ''as pessoas'' enxergam a política.

18h
A História da Linha Verde (The story of the green line, Chipre, 2017)
Direção:
Panikus Chrissanthou
Duração: 113 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse - Uma história na ''linha verde'' de Nicósia, onde um muro de barricadas e arame farpado divide uma cidade e um país. Um soldado cipriota grego e um soldado cipriota turco guardam seus postos em lados opostos da linha e fazem um acordo para visitar suas antigas vilas. Uma viagem perigosa com motivos secretos.

Dia 15/05

15h
Em Nome da Paz: John Hume na América (In the Name of Peace: John Hume in America, Irlanda, 2017)
Direção:
Maurice Fitzpatrick
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Sinopse - Explorando a campanha de décadas do vencedor do Prêmio Nobel, John Hume, para garantir a paz na Irlanda do Norte. Inspirado por Martin Luther King e emergindo das beligerantes  ruas da Irlanda do Norte, le recrutou um exército de importantes Chefes de Estado para a causa. Este documentário, inclui entrevistas com os presidentes Clinton e Carter, senadores e congressistas dos EUA, bem como líderes irlandeses e os primeiros-ministros britânicos Tony Blair e John Major. Em um momento de instabilidade política, este é um filme oportuno que examina a liderança constante, a importância da democracia e a cooperação internacional.

Dia 16/05

15h
Protetor (Protektor, República Tcheca, 2009)
Direção:
Marek Najbrt
Duração: 102 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - Um jornalista Tcheco se junta a uma estação de rádio de Praga que transmite propaganda nazista, a fim de proteger sua esposa judia. No entanto, uma vez que o domínio nazista sobre a Tchecoslováquia pede mais e mais colaboração, seu relacionamento com sua esposa vai por água abaixo.

18h
Palme (Palme, Suécia, 2012)
Direção:
Maud Nycander e Kristina Lindström
Duração: 105 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Em 1986, o Primeiro Ministro da Suécia, Olof Palme, foi baleado abertamente nas ruas de Estocolmo. Naquela noite de fevereiro, a Suécia transformou-se. O filme "Palme" trata sobre sua vida, tempo e a Suécia que ele criou. É sobre um homem que mudou a história. É uma viagem no tempo, em imagens e experiências.

Dia 17/05

15h
Circus Fantasticus (Eslovênia, 2010)
Direção:
Janez Burger
Duração:
74 minutos
Classificação:
14 anos

Sinopse - Quando cessam os estrondos da guerra, Stevo perambula pelos escombros do que um dia foi seu lar, acompanhado dos filhos Dunja e Mali. Outro barulho ressoa: é a presença do exótico Circus Fantasticus e sua trupe.

18h
Zeus (Zeus, Portugal, 2016)
Direção:
Paulo Filipe Monteiro
Duração: 115 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse - Esta é a história real de Manuel Teixeira Gomes. Um escritor de ótima literatura erótica e eleito Presidente da República - caso único no mundo. Promoveu políticas reformistas, apoiou os operários, combateu a banca. Mas, ao fim de 26 meses diz: Basta. E assim, aos 65 anos, muda de vida. Vai para o Norte de África, convive com os nômades do deserto, instala-se na Argélia, aí morre 15 anos depois. A sua vida deu um filme: um hino à vida, à liberdade, à coragem, ao sensualismo e à amizade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.