Notícias

27/04/2018 13:00

Universo lúdico une infância e audiovisual em exposição na Galeria Pierre Verger

expo
As origens do cinema: atividade aproxima crianças e jovens do audiovisual (Foto: João Rafael Neto)

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através Diretoria de Audiovisual (DIMAS) em parceria com a Coordenação de Artes Visuais (DIRART), promove a exposição “Lanterna Mágica: Audiovisual, Interação e Ludicidade”. Voltada para o publico infantojuvenil, a proposta do evento é aproximar as crianças da história do cinema e destacar sua contribuição para a formação do nosso imaginário.  A ação, no dia 19/05, também  integra a programação da 2ª edição do Festival de Arte para Infância e Juventude (Petiz), que realiza, no Complexo Cultural dos Barris, uma feira de troca-troca de brinquedos.

Cronologia

Os visitantes do espaço vão ter a oportunidade de conhecer a cronologia do processo de construção das imagens em movimento - desde a criação da lanterna mágica, no final do século 19, até a contemporaneidade. Com o objetivo de estimular o contato e os sentidos, artefatos coloridos, em papel machê, também serão utilizados para reproduzir peças como microfones e câmeras. A mostra ainda é composta por objetos históricos da coleção do cineasta Roque Araújo, funcionário da DIMAS e um dos curadores do evento; além de itens pertencentes ao acervo do Núcleo de Memória (NMEM), da FUNCEB.

Simone Lopes, coordenadora do NMEM, destaca a importância da ação. "É uma iniciativa de memória e difusão através da constituição de um ambiente de interação e ludicidade para crianças e jovens dentro da arte do cinema”, ressalta Simone.

Além do cineasta Roque Araújo, também são curadores da exposição Aline Terranova, Simone Lopes e o técnico em preservação, Armando Junior. A produção do evento coube Rute Mascarenhas.

Serviço
Exposição “Lanterna Mágica: Audiovisual, Interação e Ludicidade”.

Quando
De 4 a 21 de maio de 2018

Onde
Galeria Pierre Verger - Rua General Labatut, nº 27, Subsolo da Biblioteca Pública dos Barris (Fone: 71 3116-8100).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.