27/04/2018 10:00

Ciclo homenageia cineasta tcheco Milos Forman

Milos
Cineasta da insubordinação: o libertário Milos Forman teve premiada trajetória em Hollywood  (Foto: Divulgação)

Para homenagear o cineasta tcheco Milos Forman, a Sala Walter da Silveira, de 3  a 9 de maio, reúne, na Mostra ''Saudades de Milos Forman'', cinco títulos que marcaram a trajetória do diretor, desde o inicio de sua carreira até os sucessos realizados por ele já em Hollywood - para onde emigrou na década de 1970. Entre eles, destaque para o clássico ''Amadeus'', premiado com oito Oscar, incluindo o de melhor filme em 1985. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 15h.

Subversivo
Com uma carreira de 50 anos, o cineasta, recentemente falecido, tinha como marca principal um toque subversivo. Em toda sua filmografia, seus personagens, de alguma forma, desafiavam autoridades e tinham um final quase sempre trágico.

Para o crítico de cinema português Jorge Mourinha, Forman foi um cronista privilegiado da América: "Ele pode ter-se naturalizado americano mas nunca perdeu a lucidez de quem olhava os EUA de fora". A atriz Mia Farrow também se pronunciou em relação à morte do realizador tcheco, dizendo que Forman  ''prova que até o mais brilhante dos cineastas pode ser infalivelmente generoso, bondoso e leal''

A Mostra ''Saudades de Milos Forman'' é uma realização da Fundação Cultural da Bahia, por meio da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS/FUNCEB), e conta com o  apoio da MPLC.

Serviço
Mostra ''Saudades de Milos Forman'', de 3 a 9 de maio, com sessões gratuitas sempre às 15h. Apoio: MPLC
Onde
Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8124)

Confira a programação

Dias 3 e 9/05
O Baile dos Bombeiros (Horí, má panenko, Republica Tcheca, 1968)
Elenco: Jan Vostrcil, Josef Sebanek e Josef Valnoha
Duração: 71 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - O Corpo de Bombeiros de uma pequena cidade da então Tchecoslováquia realiza uma grande festa em celebração ao aniversário de 86 anos de um antigo chefe do departamento. Toda população comparece, mas uma série de acontecimentos inesperados impede que o evento seja considerado um sucesso.

Dias 4 e 6/05
Os Amores de Uma Loira (Lásky jedné plavovlásky, Tchecoslováquia, 1966)
Elenco: Hana Brejchova, Vladimir Pucholt e Vladimir Mensik
Duração: 85 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Em uma pequena cidade da Tchecoslováquia, jovens e mulheres sentem-se solitários. Para acabar com tal situação, o exército envia um grupo de reservistas para o local. Em uma festa, as jovens mulheres percebem que o conjunto é composto de homens de meia-idade e nem um pouco atraentes. Apenas Andula deixa a comemoração acompanhada. Porém, as coisas não vão sair como o planejado.

Dias 5 e 7/05
O Mundo de Andy (Man on the Moon, Reino Unido/Japão/ Alemanha/ EUA, 2000)
Elenco: Jim Carrey, Danny DeVito e Courtney Love
Duração: 117 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Cinebiografia de Andy Kaufman, considerado o mais excêntrico, inovador e enigmático comediante de seu tempo. Um mestre em provocar o público, Kaufman podia gerar gargalhadas, um silêncio sepulcral, lágrimas ou até mesmo brigas, o que lhe valeu a fama de gênio da comédia americana.

Dia 8/05
Amadeus (Amadeus, EUA, 1984)
Elenco: Tom Hulce, F. Murray Abraham e Simon Callow
Duração: 180 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Após tentar se suicidar, Salieri confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Dia 10/05
Hair (EUA/ALE,1979)
Duração: 121 minutos
Elenco: Michael Jeter, John Savage e Treat Williams
Classificação: 14 anos
Sinopse - Claude um jovem do Oklahoma que foi recrutado para a guerra do Vietnã, é "adotado" em Nova York por um grupo de hippies comandados por Berger, que como seus amigos tem conceitos nada convencionais sobre o comportamento social e tenta convencê-lo dos absurdos da atual sociedade. Lá Claude também se apaixona por Sheila, uma jovem proveniente de uma rica família.