Notícias

19/03/2018 09:00

DIMAS cria formulários online para solicitação de serviços

fotonapmen
Acesso online aos formulários da DIMAS: democratização dos serviços oferecidos pelo NAP e NMEM (Foto: Heraldo de Deus)

A partir de agora, os interessados na pesquisa, história e preservação do audiovisual baiano já podem solicitar online visita ao acervo da Diretoria de Audiovisual (DIMAS), fazer consultas e requisitar empréstimos de filmes para fins educativos e culturais. O Núcleo de Memória (NMEM), da Fundação Cultural da Bahia, oferece um formulário para preenchimento das solicitações. O mesmo procedimento vale para o produtor independente, realizador ou coletivos audiovisuais que necessitem de equipamentos, serviços de finalização e edição. O documento disponibilizado pelo Núcleo de Apoio à Produção (NAP) vai democratizar ainda mais o acesso à criação audiovisual no Estado.

Conheça mais sobre o Núcleo de Memória (NMEM)

A Diretoria de Audiovisual (DIMAS) é responsável por uma expressiva coleção que preserva a história do cinema baiano, do século XIX às produções atuais. O Núcleo de Memória da DIMAS (NMEM) possui em seu acervo obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares nacionais, produzidos desde 1927. Estas obras estão armazenadas e devidamente monitoradas em ambiente propício em cerca de 648 rolos de filmes - correspondente a 550 títulos. O acervo conta, ainda, com diversos vídeos, dvd's, cartazes, fotografias, discos em vinil, cd's, revistas, livros e roteiros.

Merecem destaque as obras raras e de grande valor histórico, produzidas por nomes como Glauber Rocha, Alexandre Robatto Filho, Rex Schindller, Orlando Sena, Braga neto, Pola Ribeiro, Edgard Navarro, Roberto Pires, Agnaldo Siri, José Humberto, Leão Rosemberg, José Walter Lima, Vitor Diniz, José Araripe, Francisco Liberato, Fernando Bélens, entre muitos outros de igual relevância e representatividade.

Entre os serviços oferecidos estão empréstimos de filmes; cessão de imagens, obtenção de cópias para exibição, consulta e pesquisa

Acesse o formulário aqui

Conheça mais sobre o Núcleo de Apoio à Produção (NAP)

O NAP tem como objetivo contribuir ativamente para o fortalecimento da linguagem audiovisual no Estado da Bahia. O Núcleo auxilia nas etapas de produção através dos seguintes serviços:
Empréstimos de câmera: A câmera pode ser emprestada e ela é acompanhada por um operador, funcionário da DIMAS. O empréstimo é voltado apenas para ações e eventos direcionados à área de audiovisual.
Empréstimo de maquinários e iluminação: Dispomos dos seguintes materiais para empréstimo: retroprojetor, microfones, tripés, boom e vara para microfones, gerador, grua, traveling, trilhos, fresneis, minibrut, Kits Lower e refletores.
Edição de vídeos: Os trabalhos de edição oferecidos são: montagem, finalização, legendagem e autoração. Todo processo é realizado na ilha de edição da Diretoria que estipula o prazo para a conclusão.

Acesse o formulário aqui
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.