13/03/2018 11:50

Campanha "Valorize o Circo" chega ao cinema

cir
Campanha é destaque na telona da Sala Walter, antes das sessões regulares do cinema (Foto: Bruno Mendes)

Depois do lançamento da Campanha "Valorize o Circo", em dezembro, na Sala Walter da Silveira; as artes circenses estão de volta ao cinema cult dos Barris. Antes das sessões regulares do espaço, já estão sendo exibidas vinhetas, de um minuto e meio, com depoimentos de artistas acerca da importância e das contribuições desta arte milenar para a sociedade.

Os dois primeiros vídeos veiculados prestam tributo a um dos nossos "Mestres Circenses", "Seu Luiz", o "Palhaço Chupeta"; e também a D. Neide Silva, que, aqui, representa "As Mulheres do Circo". No depoimento, "Seu Luiz" destaca:"Palhaço não se ensina. Ele nasce". Enquanto, Dona Neide resume o seu amor pelo Circo: "Muita gente diz que é uma ilusão. Não é. O Circo é uma realidade, porque nos realizamos no picadeiro, cada vez mais".

Arte Viva

A Campanha é apenas uma, das diversas ações desenvolvidas pela FUNCEB, através do Núcleo de Artes Circenses (NAC). São oficinas, apresentações artísticas, entre outras atividades que também procuram resgatar e difundir a memória desse ofício lúdico e permanentemente renovado, pela paixão das novas gerações.

Neste sentido, a coordenadora do NAC, Vika Mennezes, ressalta que "a campanha nasceu da necessidade de dar voz e espaço à arte viva da Bahia. É preciso conhecer os artistas, mulheres e mestres do circo e constatar a importância dessas pessoas para a sociedade como um todo. A campanha é um olhar sensível para os artistas de circo".