Notícias

05/03/2018 09:30

Programação especial reúne as duas versões de um cult dos anos 90

ju
Julia Roberts em começo de carreira na primeira versão de "Flatliners": experiências induzidas do "além morte" (Foto: Divulgação)

Suspense com viés espiritualista, "Na Linha Mortal", dirigido por Joel Schumacher em 1990, logo se converteu em "filme de culto", tanto para os fãs do gênero fantástico, quanto para aqueles adeptos das doutrinas em torno da vida após a morte. Para lembrar esse clássico moderno, a Sala Walter da Silveira, exibe, de 18 a  21 de março, um programa duplo, que agrega ao filme original, o remake lançado ano passado nos cinemas e dirigido pelo escandinavo Niels Arden. As sessões são gratuitas e acontecem, respectivamente, às 15h e 17h (exceto dia 21/03).

Elenco
Uma das curiosidades entre as duas versões é o elenco. Em "Na Linha Mortal", despontam a então jovem estrela Julia Roberts, de "Uma Linda Mulher" e premiada com o Oscar por "Erin Brokovich", dez anos depois; o hoje astro da tevê Kiefer Sutherland ( da série "24 horas"); além de Kevin Bacon, ícone dos anos 1980 em razão do sucesso de "Footloose – Ritmo Louco" (1984).

Na versão de 2017, batizada de "Além da Morte", a militante feminista Ellen Page ("Juno" e "A Origem") e o mexicano Diego Luna ("Rogue One") encabeçam o novo casting, que ainda conta com a participação especial de Sutherland, único remanescente do filme de Schumacher.

A trama sofre poucas variações nos dois filmes. Continua basicamente centrada nas experiências de um grupo de estudantes de medicina na indução da "morte clínica". A ideia é ficar o máximo de tempo no "além da vida", para acumular conhecimentos e entender alguns mistérios ancestrais da existência, mas os experimentos se intensificam, e eles passam a serem afetados fisicamente por suas visões.

Resta ao espectador conferir - ou rever - as duas versões para formar sua própria visão sobre essa viagem, sempre fascinante, pela frágil linha que separa a vida da morte.

Sobre os filmes

15h - (De 18 a 21 de março)
Na Linha Mortal (Flatliners, EUA, 1990)
Direção: Joel Schumacher
Elenco: Kiefer Sutherland, Julia Roberts e Kevin Bacon.
Duração: 115 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse - Estudantes de Medicina fazem experiências com a vida após a morte, provocando a morte clínica com a ajuda dos colegas. Cada um tenta ficar do "outro lado" o maior tempo possível, até que o experimento gera uma inesperada consequência.

17h - (De 18 a 20 de março)
Além da Morte (Flatliners, EUA, 2017)
Direção: Niels Arden
Elenco: Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev, James Norton, Kiersey Clemons e Kiefer Sutherland,
Duração: 110 minutos
Classificação: 16 anos

Sinopse - Na esperança de fazer algumas descobertas, estudantes de medicina começam a explorar o reino das experiências de quase morte. Cada um deles passa pela experiência de ter o coração parado e depois revivido. Eles passam a ter visões em flash, como pesadelos da infância, e a refletir sobre pecados que cometeram. Os experimentos se intensificam, e eles passam a serem afetados fisicamente por suas visões enquanto tentam achar uma cura para a morte.

Serviço
Programa especial "Antes e Depois" com a exibição das duas versões de "Na Linha Mortal".  De 18 a 21 de março. Sessões às 15h e 17h ("Além da Morte" - Exceto dia 21/03). Entrada franca.

Onde
Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris- Fone: 3116-8120)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.