Notícias

23/01/2018 09:00

Curso aborda as teorias feministas do cinema

jufem
Judith Butler é uma das pensadoras, cuja obra será abordada durante o curso (Foto: divulgação)

Um revisita ao pensamento de autoras feministas acerca da presença da mulher no audiovisual. Trata-se do curso "As teorias feministas do cinema" , ministrado por Tatiana Trad. Artista multidisciplinar e pesquisadora do MIRADAS (UFBA) , grupo de pesquisa em gênero, cultura e mídia; Trad propõe, no encontro do dia 26/01, a partir das 18h, na Sala Walter da Silveira, traçar um panorama do pensamento das pensadoras Laura Mulvey, Ann Kaplan, Teresa de Lauretis, Mary Anne Doane, Judith Butler, como um ponto de partida para se pensar a mulher na cena cinematogáfica.

Diversidade
De acordo com Tatiana Trad, pensar a imagem da mulher sob a perspectiva do roteiro, da direção, da montagem e da representação, é um exercício fundamental para compreender questões relativas à representatividade e formação de novas construções identitárias, contribuindo para uma real diversidade nos filmes.

"Embora diversos pensamentos venham sendo produzidos desde a década de 70, se compararmos com as bibliografias escritas por homens, ainda são poucos os trabalhos voltados para uma crítica feminista - e pouco divulgados. De que forma vemos a mulher no cinema? Quais mulheres estão presentes? Como a mulher é representada? Como se dão as relações de alteridade? São perguntas que nos levam a diversas leituras interessantes que possibilitam uma melhor compreensão do lugar histórico das mulheres e de que maneira a relação imagética cinema/espectadora influência a realidade e/ou é influenciada por ela", contextualiza Trad.

Serviço
"As teorias feministas do cinema", curso ministrado por Tatiana Trad, artista multidisciplinar e pesquisadora do MIRADAS (UFBA).

Onde: Sala Walter da Silveira ( Rua General Labatut, n 27 - subsolo da Biblioteca dos Barris)
Quando: Dia 26/01/2018 - Das 18h às 21h.
Quanto: R$20,00
Inscrições: https://www.sympla.com.br/introducao-as-teorias-feministas-do-cinema__225581
Informações: tatianatradn@gmail.com
Apoio: Fundação Cultural da Bahia, a através da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.