Notícias

05/01/2018 17:10

Filme inédito de Ang Lee é destaque na Sala Walter


billi
Drama antibelicista com circulação restrita chega a Salvador em exibições exclusivas (Foto: divulgação)

Baseado em um best-seller de Ben Fountain, a história de Billy Lynn (o estreante Joe Alwyn) que, junto com seus companheiros, se torna um herói da Guerra do Iraque e é levado para casa para uma celebração, marca o retorno do premiado cineasta taiwanês Ang Lee ("Brokeback Mountain" e "Hulk"). O filme acontece em flashbacks que vão até o show do intervalo de um jogo de futebol americano no Dia de Ação de Graças, onde Lynn é homenageado. Nas memórias, o jovem lembra o que realmente aconteceu, em contraste com a percepção das pessoas.

A despeito do nome de Lee, vencedor de dois Oscar, a obra não foi lançada nos cinemas comerciais brasileiros. O realizador asiático construiu um dispositivo para trazer mais realidade ao cinema, modificando o frame rate da produção. Ao invés de ter sido filmado em 24 quadros por segundo (modelo tradicional), o longa foi filmado em 120 quadros, com o objetivo de conferir maior realismo à produção. No entanto, o resultado final não foi bem aceito pelos estúdios que limitaram sua distribuição mundial.


Distribuição restrita
Para piorar as coisas, nos EUA, a obra de Lee não conseguiu pagar seus custos de produção, tendo arrecado apenas US$ 30 milhões nas bilheterias, US$ 10 milhões a menos do que foi investido. Portanto, o inovador filme , apesar da qualidade estética, acabou prejudicado pelo tom de forte crítica à sociedade do espetáculo ocidental e ao militarismo, passando também ao largo dos principais prêmios da temporada.

Para o programador da Sala Walter, Adolfo Gomes, um dos papéis do espaço de exibição é resgatar essas produções. "Não só os clássicos, os filmes de cinematografias periféricas, a produção brasileira, mas ainda obras como esse filme do Ang Lee que, por motivos estritamente comerciais, acabam ficando fora do alcance do público na tela grande", explica.


De 11 a 17/01
15h
Entrada franca
Apoio: MPLC

A Longa Caminhada de Billy Lynn ( Billy Lynn's Long Halftime Walk, EUA, 2017)
Direção: Ang Lee
Elenco: Joe Alwyn, Kristen Stewart e Garrett Hedlund
Duração: 113 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse - Billy Lynn é um jovem soldado de 19 anos que consegue sobreviver, junto de seus colegas de exército, a um tiroteio no Iraque em 2005. Para recompensá-los, o presidente George W. Bush leva toda a tropa de volta aos Estados Unidos, a tempo de receber uma homenagem no intervalo de um jogo de futebol americano, na época do Dia de Ação de Graças. Logo após a festa, no entanto, Billy e os outros militares são enviados de volta ao Iraque.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.